Instituto Mauá

Você já deve ter dado um passeio pela orla da Barra depois da sua reforma. Mas e uma visita ao Instituto Mauá, ali de frente a praia do Porto da Barra teve interesse? Pois vale muito a pena. O Instituto cuida do Centro de Artesanato da Barra, uma loja com seleção bem apurada do melhor da arte feita pelos artesões do estado. Este não é um destino apenas para os turistas. Com um olhar atendo é possível garimpar peças lindas para decorar a casa, ou dar de presente. O melhor é que os preços são variados, indo de menos de dez reais a mais de mil, dependendo do tamanho do item e sua exclusividades, mas você não sai de mãos abanando.

IMG_0931

IMG_0930

O espaço é grande e está repleto de objetos. Ideal é ver tudo com calma, examinando o que te chamar mais atenção. Os matérias das obras vão desde barro, fibras naturais, madeiras, tecido e rendas. O que predomina é o trabalho com a cerâmica, vindas de Maragogipinho e feitas por grupos indígenas. As imagens sacras se destacam pela influência barroca e releituras coloridas como as assinadas por Jan Araújo. Pequenas estatuetas com imagens de baianas, anjos,sereias e de elementos da cultura popular são perfeitos para dar charme as prateleiras da estante, serem colocadas numa mesa lateral e sobre um livro da mesa de centro.

IMG_0910

IMG_0933

Os vasos, tigelas e potes grandes em barro podem se tornar belos elementos decorativos para uma varanda, área externa ou compor aquele espaço vago na sala. Minha dica é ficar de olho nos trabalhos delicados com acabamento mais detalhista, compõem bem qualquer ambiente, do rústico ao sofisticado.

IMG_0928

IMG_0925

Os tapetes feitos em fibras naturais coloridas e com desenhos geométricos são impactantes para dar um up na casa de praia por exemplo.  Outras opções que chamam atenção ao olhos são as cestarias. Está procurando uma bolsa para ir a praia, ou dá aquele charme praiano ao look do dia-a-dia? Lá você encontra.

IMG_0916

IMG_0915

 

Não poderia faltar também os caminhos de mesas, jogos americanos e almofadas feitas de crochê, renda e fuxico. Esse post é um convite a você desfrutar um pouco da nossa riqueza cultural em um lugar tão próximo e fácil de chegar, além de ter uma bela vista para o mar. Depois de passar lá você pode também desfrutas das belezas da Barra.

IMG_0919

 

 

6 Curtiram este Look!